Sei que muitas pessoas têm dificuldade para dormir e, além disso, dificuldade também para levantar cedo. Prova disto é a quantidade de visitas a um outro post sobre o assunto, “Como dormir bem e ter uma vida melhor”, mostrando que o assunto “como dormir melhor” interessa a muitos.

sono

Acontece que esta dificuldade pode ser na verdade um problema biológico, muitas vezes não diagnosticado corretamente pelos médicos, chamado Distúrbio de fase do sono . Estes distúbios podem ser de atraso (Síndrome de Fase do Sono Atrasada, SFSA) ou de antecipação (Síndrome de Fase do Sono Adiantada).

As SFSA’s (Delayed sleep phase syndrome, em inglês) têm aparecido cada vez mais frequentemente, principalmente entre adolescentes e aquelas pessoas que fazem uso intenso de computadores e internet. Indivíduos que apresentam estes distúrbios tendem a dormir pouco e mal, e passar o dia com sono, compromentendo todas as suas atividades.

A ocorrência mais comum é o de atraso da fase do sono, cujos principais sintomas são:

  • Dificuldade para pegar no sono: A pessoa fica virando para lá e para cá na cama até conseguir dormir, normalmente quando já passa das 2 da manhã.
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  • Dificuldade para levantar cedo: A sensação é de que a pessoa precisa de mais uma hora de sono para estar totalmente descansada.
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  • Dificuldade de raciocínio e concentração pela manhã:
    É praticamente impossível desempenhar bem qualquer atividade neste horário.
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  • Sensação de moleza e cansaço pela tarde: Atividades como o trabalho e estudo são prejudicadas.
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    Reconhece alguns destes sintomas em você mesmo? Não se assuste, pois existe tratamento para estes distúrbios do sono!

    Primeiramente, é necessário entender qual é o problema. As SFSA‘s são nada mais do que uma falta de sincronia entre o relógio biológico, que existe no organismo de cada pessoa, e o relógio cronológico, que determina os horários do nosso dia. O efeito disto é que para alguns indivíduos o relógio interno age como se o dia tivesse mais horas; já para outros, é como se o organismo entendesse que o dia tem menos horas.

    E, para entender a causa deste distúrbio, ou seja, o por quê de o relógio biológico estar desregulado, basta se perguntar: como ajustá-lo?

    E a resposta é simples: sol.

    Para muita gente, é comum permanecer em ambientes fechados, iluminados artificialmente, induzindo um estado prolongado de alerta sobre o organismo. Falta contato com a iluminação natural, com a luz do sol. Antigamente, as pessoas dormiam quando era noite e ficavam acordadas enquanto era claro. Agora, com todas estas lâmpadas e tantas maneiras de se manter ocupado (computador, TV, …), isto se perdeu e tem gerado uma infinidade de problemas do sono.

    Portanto, uma das indicações para quem possui problemas de fase de sono, é pegar um solzinho pela manhã. Ficar uns minutos ao ar livre, sentir o calor e a luminosidade do sol logo cedo. Isto faz com que seu relógio biológico se ajuste, indicando para o organismo que “já é dia, vamos trabalhar!”.

    E o mesmo é válido para a hora de dormir: luzes apagadas! É noite, é hora de descansar. Esqueça a TV e a Internet, você terá outros momentos para isto.

    Por último, é super válido dizer que a orientação de um médico é indispensável. Procure um especialista do sono e converse com ele sobre estes problemas. E nunca, jamais, tome medicamentos por conta própria.

    Para quem quiser mais informações, veja os links:
    Tired in the morning and awake at night? Here is a REAL solution. (inspiração para este post)
    Delayed sleep phase syndrome
    Transtornos primários do sono
    Centro de Tratamento dos distúrbios do sono